Juramento de Hipócrates

GALERA, VEJAM ISSO! DIGAM O QUE ACHAM. É O JURAMENTO FEITO PELOS MÉDICOS!


DEPOIS DIGO O QUE EU PENSO...



JURAMENTO DE HIPÓCRATES

" Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Hipócrates


5 comentários:

joelma schmidt disse...

Bom querido,eu lí mas em alguns casos tenho uma tremenda dificuldade de de fazer uma análise crítica,e esse é um deles,vou aguardar seu pronunciamento.

ps: é talha de talhar? golpear cortar?

Ana disse...

eu gostei (:
podíamos usá-lo antes dos pacientes entrarem em cena, ooou nao, no início, sem ningueém, só vozes num blackout, e depois disso, entrar os personagens e a peça iniciar normalmente, como se fosse um comprometimento dos médicos com os pacientes pra quebrar aquela história que médicos de rede pública nao se importam, nao deve-se generalizar.

aprovado!

Tati Yamin disse...

ADOREI, acho que pode-mos usa-lo sim, só não sei como .

Tatty Ramalho disse...

Oi gente! Sou da turma de sábado, mas vivo dando uma bisolhada por aqui...rs! O blog está muito bom! Já pensou que legal usar o juramento em um momento crítico em que um médico tivesse um grande conflito íntimo com a profissão e tal... Um momento de intervenção, onde várias pessoas "recitam" o juramento como se fosse seu pensamento (tipo um coro)... E ele lá, agoniado diante de uma grande decisão que deve tomar em sua carreira...
=) Vamos nos integrar e palpitar, idéias são sempre bem vindas, não é mesmo?
Beijo!!

joelma schmidt disse...

oi TatY Ramalho seja bem vinda por aqui!
gostei da sua concepção vamos debater com certeza bjs querida apareça sempre!!!

Postar um comentário